-

-

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Finalmente!



ACABOOOOOOOOOOOOOU GALERA!
Pelo menos para essa matéria, o semestre chegou ao seu fim!
Minha nota foi 9,5, mas eu gostaria que fosse um 10.
E que comecem as férias :DDD

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Que bonito!



Oi Brasil! rs
Em vez de estudar para a prova de Literatura Inglesa que temos hoje, resolvi tirar uma folga e postar no blog.
Hoje eu visitei todos os blogs que estavam na sala virtual e quero dizer que achei todos muito lindos; é claro que algumas pessoas se dedicaram mais que outras, mas achei muito legal ver que alguns "abraçaram a causa" totalmente, se dedicaram e deixaram os blogs maravilhosos.
O semestre está finalmente acabando, não posso deixar de pensar que temos apenas mais 6 meses e bye-bye faculdade.
Férias no inverno, minha parte favorita do ano! Quer melhor combinação do que frio + nada para fazer? haha
Até mais, bjs.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PROVA!



Hoje tem prova de novo minha gente, como assim?
Dessa vez eu estava desprevenida, achei que seria no dia 01/06! Ainda bem que visitei a sala virtual e vi o cronograma rs.
Posso adiantar que a prova vai ser sobre Hipertexto e reza a lenda que também será de alternativas.
Vamos estudar né, dessa vez quero nota máxima! hahaha


Atualização:
Seguinte galera, a prova foi como um campo minado, se escolhesse o quadradinho errado as bombas explodiam!
Como assim? Foi uma prova de verdadeiro ou falso, 20 afirmações - 10 Fs e 10 Vs.
Tudo bem, uma prova normal, certo? Errado! Além de frases difíceis que confundem a cabeça, tem um pequeno porém na pontuação final: a cada 2 erros 1 resposta certa é anulada. Isso mesmo! Então, a cada 2 erros são 3 erros.
Ainda estou tentando entender essa lógica que não tem lógica.
LET THE GAMES BEGIN!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Aula Especial




Tivemos uma aula diferente, especial para tirar dúvidas sobre as atividades propostas até agora.
Uma boa oportunidade para aqueles que não conseguiram fazer alguma tarefa e queriam aprender o "como faz" das coisas, ou para aqueles que queriam simplesmente bater papo, rs.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Organograma do Linguagem Conectada

Eis o organograma do meu blog! Faz parte da aula sobre Hipertexto.

O sistema hipertextual do meu blog é hierárquico.


Ficou bem simples porque ainda estou aprendendo, só consegui fazer graças ao modelo e ao tutorial que o João postou no blog dele, A Tecnolinguagem (caso contrário, passaria horaaas no paint!). É complicado no começo, mas depois que você "pega o jeito da coisa" fica mais fácil, rs.
Clique na foto para aumentá-la.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Hipertexto

Resumo do texto "Hipertexto: definição, tipologia e características" adaptado do livro "Trabalhando com Hipertexto no Cotidiano Escolar" de Luiz Fernando Gomes.


Hipertexto é um texto exclusivamente virtual que possui como elemento central a presença de links. Ele se atualiza ou se realiza quando clicado, isto é, quando percorrido pela seleção dos links e permite que o leitor acesse outros links e alcance outros textos, pressupõe certa autonomia de escolha.

Os hipertextos podem ser abertos (seus links apontam para documentos distribuídos em servidores distintos) ou fechados (todo o conteúdo se encontra numa única unidade de armazenamento e não pode ser alterado); quanto à sua estrutura e flexibilidade de navegação, os hipertextos podem ser classicados em quatro tipos:
Sequencial ou linear: é o que mais se aproxima dos textos impressos, pode ser bidirecional;
Hierárquico: há uma entrada principal para o documento e, através dela, o leitor tm acesso a vários arquivos num mesmo nível hierárquico;
Reticulado: permite maios liberdade de acesso, porém não integra todos os documentos;
Em rede: é descentralizado e não é hierárquico, neste modelo todos os documentos podem ser acessados a partir de qualquer ponto.

O que difere o hipertexto do texto digital é centralidade dos links. A produção de hipertextos envolve não apenas a produção de vários textos, claro, mas também uma proposta de caminhos de leitura, conforme o modelo escolhido pelo autor.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

21 profissões novas da era digital

Confira os empregos do presente e do futuro mais requisitados pelas empresas do setor de novas tecnologias

Quais são esses novos empregos? A maioria são oportunidades na rede que requerem a aprendizagem de novas habilidades, reciclagem e uma visão em longo prazo.
No panorama das crises econômicas das grandes potências e do desemprego encontramos uma ponta de esperança: novas profissões, onde a demanda das empresas chega a superar a oferta de profissionais existentes.

Essas novas carreiras têm uma única raiz comum: a internet e as novas redes sociais. Contudo, segundo Francisco Bosch, diretor da empresa espanhola Infoempleo, os novos empregos são “oportunidades que muita gente desconhece”.

O diretor diz que os livros editados há 16 anos sobre carreiras universitárias já não servem mais. Outro problema: aponta Alejandro D. Doncel, fundador e diretor da KSchool, é que, “o sistema educativo está desajustado porque não oferece os perfis que o sistema produtivo demanda”. Porém, quais são esses novos empregos? A maioria são oportunidades na rede que requere a aprendizagem de novas habilidades, reciclagem e uma visão em longo prazo.

Confira a seguir algumas profissões e perfis das novas carreiras:

1) Especialista em análise da web
São engenheiros ou matemáticos encarregados de medir os dados de audiência e publicidade de um site com a finalidade de melhorar seu posicionamento. Sua função principal consiste em interpretar a relação do marketing online com as informações retiradas das estatísticas.

2) Arquiteto de Informação
São os responsáveis pela estrutura e organização de um portal ou site com o objetivo de melhorar sua navegabilidade. Os arquitetos da informação planificam os elementos para um site seja mais acessível e trabalham em colaboração com programadores e designers gráficos.

3) Web Designer
Requer conhecimentos de computação gráfica e programas de design, assim como código HTML e Javascript. O web designer deve trabalhar para melhorar o aspecto de um site, sua acessibilidade e também a ordem e seu aspecto estético para atrair novos usuários.

4) Especialista em usabilidade
O novo profissional tem como principal missão conhecer o que os usuários buscam e querem. Esse pesquisador de mercado ou analista realiza estudos frequentes para saber o que os clientes gostariam que melhorasse no site. Seu saldo salarial varia de 18 a 42 mil euros mensais.

5) Editor de Conteúdo
São os novos jornalistas digitais. Se encarregam do conteúdo, redação e edição de artigos nas diferentes páginas da web, desde um site corporativo a um jornal digital.

6) Analista Funcional
Sua função consiste em analisar o funcionamento de novos aplicativos informáticos para que oferecer o máximo de rendimento.

7) Consultor de e-Business
O especialista em marketing analisa as necessidades de uma empresa na internet. Ele emprega diferentes estratégias para atrair cliente através da internet.

8) Responsável por e-Commerce
É responsável pelas vendas online de uma empresa. Sua missão consiste em ser a ligação entre a loja de uma página da web com a potência do publico consumidor.

9) Webmaster
Sua principal função é garantir que um portal online opere da melhor forma possível a nível técnico. Para alcançar o sucesso precisa gerenciar e coordenar uma equipe de técnicos. Segundo o guia INKS, é uma das melhoras profissões com perspectivas de trabalho em longo prazo.

10) Advogado especialista em internet
O advogado especialista em novas tecnologias trata de tópicos como a contratação online, comércio eletrônico, assinatura digital, proteção de dados, propriedade intelectual e gestão de conteúdos, condições gerais de contratação na web e problemática jurídica dos nomes de domínio, entre outras questões.

11) Responsável de Marketing de Filiais
É o intermediador entre empresas e anunciantes em uma categoria de publicidade onde os anunciantes só pagam quando há resultados nas traduzíveis em web visitas, vendas ou registros.

12) Diretor de Marketing Online
É o especialista em contratos publicitários na web e em criar campanhas de promoção de produtos. A função requere formação em Marketing, pesquisa de mercado, Estatística ou Sociologia.

13) Gerente de Produtos
Esta nova profissão do mundo web está centrada em identificar novas oportunidades, tendências e problemas para o desenvolvimento de produtos com êxito. Se encarrega de realizar as projeções de vendas e trabalhar de forma conjunta com o comércio. Além disso, analisa os resultados obtidos com os produtos já lançados no mercado.

14) Especialista em SEM (Search Engine Marketing)
É o especialista em marketing de um site para os buscadores. Decide a audiência para qual será dirigida a ação publicitária, as palavras chaves que irão patrocinar e como fazê-lo. Também estabelecem o orçamento necessário.

15) Especialista em SEO (Search Engine Optimization)
Os especialista em SEO se encarregam de posicionar os conteúdos em site para os buscadore, de maneira que o site se destaque entre as páginas da web por sua competência. A função do SEO consiste em identificar palavras chave, analisar competidores e conseguir que o site da empresa em questão lidere o ranking de motores de busca como o Google.

16) Administrador de Base de Dados
Mantém as bases de dados que compõe o sistema de informação de uma empresa. Devem ser especialistas em tecnologia da informação, ter conhecimentos de linguagem de consulta SQL e de DBMS para otimizar as consultas.

17) Programador
Criam os aplicativos de uma página na web e resolvem os problemas derivados de seu funcionamento. É um perfil com enorme demanda em todos os tipos de empresa.

18) Chefe de sistemas
Dirige de forma administrativa e técnica as atividades da área de processamento de dados na empresa, organiza a equipe de informática e seleciona o software e hardware que a companhia utiliza.

19) Técnico de Suporte
Instala, configura e se encarrega de manter os equipamentos informáticos da empresa. Também instala os programas necessários para o uso diário.

20) Trafficker
Encarregado de gerenciar, implementar e controlar o tráfico de uma página na web.

21) Gerente de Comunidades e Redes Sociais
Sua principal função consiste na comunicação da empresa com o público através das redes sociais como Facebook, Twitter e Linkedin. Uma de suas funções consiste em fomentar conversas e debates na rede e interagir com os comentários dos usuários sobre a empresa. Existem variantes na categoria dessa carreira com perfis conhecidos como Responsável por SMO ou Social Media Strategist.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prova!


Hoje tem prova galerinha, estão preparados?

Mais tarde postarei comentários, espero que positivos!

Atualização:
A prova foi de X, digo, de alternativas, PRA NOSSA ALEGRIA (ou não)!!


Mais uma atualização:
A prova não foi pra minha alegria :((
Eu já disse que foi de alternativas, agora vou explicar:
A prova é composta de 5 questões com 4 alternativas cada uma, fácil até aqui, não é mesmo? Não!
O valor total da prova era 5, mas a diferença é que havia 10 "X" na prova toda, ou seja, 5 questões e 10 respostas; cada "X" valia 0,5.
Minha nota não foi boa, mas foi o suficiente, fazer o que?!

Como dizem por aí: "quando a esmola é demais, o santo desconfia" haha
Bjs

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dia de visitas!



Como tarefa proposta por nosso professor, temos que visitar três blogs dos colegas de sala e postar comentátios sobre eles, então (que rufem os tambores), aqui estão:

Palavareando com Tecnologias - Karen
O blog da Karen é super organizado e tem todas as atividades propostas até agora, as atividades são feitas de forma detalhada e explicativa. Muito atencioso da parte dela colocar postar sobre o feriado e um relatório sobre o evento que participamos no dia 13 de abril.

Linguagem e Tecnologia - Priscilla
Um dos melhores blogs que visitei até agora, também é muito organizado e com todas as atividades feitas. O layout é muito legal e todas as imagens postadas complementam os assuntos dos posts, representa muito bem a função do blog, a tecnologia. Adorei o podcast em grupo, muito engraçado e informativo!

 Linguagem e Tecnologia - Vanessa
O blog da Vanessa é super feminino e "a cara dela", e acredito que isso é muito importante, ver a personalidade da pessoa através de suas postagens. Além de ter toda as atividades feitas, é muito caprichoso, adorei as imagens; o podcast é simples mas informativo, direto ao ponto, como deveria ser.


Eu adorei todos os blogs de todos, principalmente porque eu não achava que teríamos resultados assim, com pessoas tão dedicadas e comprometidas, parabéns!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Anticonferência Coloquial


No último dia 13, o curso de Letras da Universidade de Sorocaba proporcionou aos alunos um evento chamado Anticoferência Coloquial, uma mesa-redonda que, como vemos no cartaz acima, tratou de Prática de Pesquisa: História de Vida / A Vida na Prática: Histórias de Pesquisa.

Os palestrantes, alunos ou ex-alunos de graduação, mestrado e doutorado falaram sobre experiências no desenvolvimento de pesquisas, as dificuldades e o orgulho ao ver o trabalho pronto, como iniciar a vida científica e como é impossível abandoná-la; posteriormente, cada convidado falou um pouco sobre o tema de sua pesquisa.

Acredito que para várias pessoas que estão fazendo o TCC, este evento foi uma luz na escuridão (rs), foi animador saber que o que estamos passando não é tão diferente do sentimento que as pessoas que já estão acostumadas a pesquisar passaram no início. Foi uma noite muito proveitosa e interessante, onde pudemos tirar várias lições de pesquisa!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Feriado!



Feriado nesta sexta-feira, que tal um mergulho na cachoeira de Votorantim? Tem pessoas que gostam, mas acho a ideia repugnante!
De qualquer maneira, gosto da paisagem da foto.
Passei o dia com minha cachorra auau, sem fazer absolutamente nada :D
Beijos lambidos.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Mais questões sobre ciber-cultura-remix

7 - O que é podcast?
Podcast é o sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros que surgiu no final de 2004. O nome é um neologismo dos termos "iPod" (tocador de MP3 da Apple) e "broadcasting" (transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala). Estima-se que há mais 6 milhões de usuários do sistema no mundo.

8 - O podcast representa o fim do rádio? Que outras mídias prenunciaram o "fim" de suas antecessoras?
Não, o podcast não representa o fim do rádio como meio de comunicação ou em seus formatos AM e FM.  O podcast só vem a somar aos diversos formatos de broadcasting. O que estamos vendo é uma reconfiguração midiática em que ambos os formatos permanecem e têm seus nichos de usuários assegurados. O dvd prenunciou o fim do vídeocassete, o MP3 prenunciou o fim do walkman, entre outros.

9 - O que é blogosfera? O que são blogs e quais os tipos que existem?
Blogosfera é o conjunto de blogs ao redor do mundo que dobra de tamanho a cada seis meses.
Blogs são formas de publicação onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e começar a emitir, seja seu diários pessoal, informações jornalísticas, emissões de áudio (audioblogs) ou vídeos (vlogs) e fotos (fotolog), etc., que sejam de caráter amador, jornalístico, humorista, literário.

10 - O que P2P? Como ele funciona? Cite exemplos.
O P2P (peer-to-peer) é um sistema de compartilhamento que possibilita a troca de arquivos de diversos formatos ao redor do mundo, revelando redes de sociabilidade que colocam em evidência a "ciber-cultura-remix". Um usuário do P2P, do programa Ares por exemplo, obtém arquivos armazenados no computador de outro usuário, ou seja, todos os usuários são fornecedores de informações, o que gera problemas de copyright.

11 - Qual é a vantagem do freenet?
Esse sistema criado por Ian Clarke usa tecnologias que tornam impossível, para governos ou para as grandes corporações, restringirem o fluxo de informação digital.

12 - Quais as origens dos softwares do código aberto?
A adoção de softwares livres aconteceu com o questionamento do monopólio de firmas produtoras de softwares, o que permitiu o surgimento desses softwares livres foi a invenção de uma licença de utilização do código fonte em 1989.

13 - O que é GPL? O que é GNU?
No ano de 1989, Richard Stallman cria a GPL (General Public License) e a "Free Software Foundation" e escreve o primeiro projeto de software livre, o GNU (acrônimo de "GNU is not Unix"). A criação foi motivada pela proibição da AT&T de utilização livre do sistema Unix. GPL não permite a apropriação privada dos trabalhos coletivos realizados, dando a todos a possibilidade de transformar e livremente distribuir as modificações.

14 - Por que o SL é um bom exemplo de cibercultura-remix?
Porque o SL potencializa as três leis fundadoras: liberação da emissão (qualquer um pode trabalhar em códigos e programas), princípio de conexão (trabalho e a cooperação são planetários, realizados através de redes telemáticas), e reconfiguração da indústria dos softwares proprietários como a resposta de flexibilização (abertura de códigos de alguns programas, como o Office, por exemplo) por parte da mais importante indústria de softwares do mundo, a Microsoft.

15 - Acesse o site mencionado na nota de rodapé nº 16 e poste em seu blog um comentário sobre o site.
O artigo do site BBC News ressalta a importância da "citizen media" (mídia cidadã) na contribuição de informação através da internet; cada pessoa pode publicar crônicas, artigos, fotos, vídeos ou podcasts sobre acontecimentos que testemunharam de sua própria perspectiva e outras pessoas podem ver estas publicações. O Ourmedia, criado por JD Lasica, é um lugar onde é possível fazer estas publicações sem custo algum para quem publica ou para quem lê, encoraja seus usuários a publicar suas criações e mostra que a criatividade e entretenimento não precisam vir apenas de Hollywood ou grandes mídias, todos têm talento inato. É através deste tipo de mídia que podemos ter acesso a acontecimentos que não tínhamos antes, Tsunamis por exemplo, com relatos de testemunhas, vídeos de celulares, etc. A intenção do Ourmedia não é tomar o lugar de grandes mídias, mas transformar e evoluir as mídias tradicionais, abrir as portas para que eles não nos ensinem, mas conversem conosco.

16 - Quais são os três argumentos de Manovich para o Remix como nova mídia?
O "processo de 're-mixagem' começa com o pós-modernismo, ganha contornos planetários com a glibalização e atinge seu apogeu com as novas mídias", ou seja, a remixagem de conteúdos culturais prévios, a mistura e reconfiguração de culturais nacionais em estilo global e a remixagem que aparece com as novas mídias.

17 - Acesse o site oficial de Manovich, coloque o link dele no seu blog e poste um comentário em seu blog sobre qualquer tema do site do Manovich.
Site oficial de Manovich: http://manovich.net/
Artigo: The Shape of Information - Lev Manovich
Em seu artigo "A Forma da Informação", MANOVICH (2005), questiona as possíveis formas que a informação pode ter, considerando que a própria palavra "informação" contém em si a palavra "forma"; Os principais questionamentos de Manovich são: Qual é a "forma da informação"? Quais são as formas contidas na informação? A chegada da sociedade da informação veio acompanhada de novas vocabulários, de formas, nova estética e novas iconologias? Para responder a estas perguntas, o autor escolhe o termo "info-estética" - projeto que verifica a cultura contemporânea para detectar estéticas emergentes e formas culturias específicas de uma sociedade da informção global. A informação muda com o passar do tempo e com o avanço da sociedade, com a globalização e toma novas formas com a tecnologia que prevalece na cultura, ou seja, sempre surgirão novas formas de informação: podemos dizer que as algumas formas dominantes no momento são os tablets, GPS, arquivos de áudio e vídeo compartilhados, espaço virtual 3D e entre outras. Não é segredo que utilizamos essas formas de informação na escola, no trabalho, em casa, em projetos, em quase todos os aspectos da vida, somos a "sociedade da informação".

18 - O que é copyleft?
O copyleft é um hacking do copyright, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir falhas sociais no direito autorial padrão.

19 - Traduza a citação final do texto e comente-a.
"Nada é sagrado... Tudo é 'domínio público'. Baixe, remixe, edite, sequencie e junte isto no seu banco de memória... a informação move através de nós coma velocidade do pensamento, e basicamente qualquer tentativa de controlá-lo sempre sairá pela culatra" (DJ Spook, apud Murphire e Potts, 2003, p. 70)
A citação acima confirma que é impossível monopolizar a informação, mesmo que as pessoas tentem, não conseguirão; ao contrário disso, se tudo fosse realmente de domínio público, poderíamos reciclar e reutilizar, criando coisas novas baseadas no velho, com remixes, edições e tudo o que mundo digital nos proporciona.

Já viram o Twitter do Manovich?
https://twitter.com/manovich ou @manovich

sexta-feira, 16 de março de 2012

Remix!

Enfim, meu remix ficou pronto!
É básico, não tem efeitos, apenas uma montagem de fotos e música, mas mesmo assim demorei um tempão para conseguir fazer. Pesquisa daqui, como faz dali, baixa de cá, envia pra lá, um sufoco! Descobri que tenho uma conta no youtube que não conhecia. Nada como o nosso querido Google para ajudar a utilizar tecnologias.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JNMx5ITHyFQ&context=C4bc73e6ADvjVQa1PpcFMv2NdfqWmHf3cdqncOWl18_P1NIWVvFlE

A música é "The Monologue Song" apresentada pela cantora Taylor Swift no programa Saturday Night Live (eis um link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=uOtCZwXKUc4).
As fotos eu tirei do Google imagens, colocando palavras chaves (ex: werewolf, Joe Jonas, sparkly dresses, etc).

Então é só, demorou mas chegou!
Inté mais.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Questões sobre ciber-cultura-remix

1- O que é cibercultura e quais suas características?
São as relações entre as tecnologias informacionais de comunicação, informação e cultura, emergentes a partir da convergência informática/telecomunicações na década de 1970. Trata-se de uma relação entre as tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea. É caracterizada pela criação e/ou recriação cultural em tecnologia avançada.

2- O que é remixagem?
É um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens e cut-up de informação a partir das tecnologias digitais. São as possibilidades de apropriação, desvio e criação livre a partir de outros formatos, modalidades ou tecnologias, potencializados pelas características das ferramentas digitais e pela dinâmica da sociedade contemporânea.

3- Qual é a origem do copyright e qual sua finalidade?
Surgiu com o capitalismo e a imprensa no século XVIII; tem a finalidade de preservar e cobrar pelos direitos autorais dos autores de mídias, usado para controlar bem tangíveis e intangíveis em que o autor cede o seu direito aos editores em troca de pagamento de royalties.

4- Quais são as 3 leis da estrutura midiática da internet? Explique-as.
A primeira lei é a liberação do polo da emissão: as diversas manifestações socioculturais contemporâneas mostram que o que está em jogo com o excesso e a circulação virótica de informação nada mais é do que a emergência de vozes e discursos, anteriormente reprimidos pela edição da informação pelos mass media (tem de tudo e pode tudo na internet).
A segunda lei é o princípio de conexão em rede:  é a lei do “tudo em rede”, “a rede está em todos os lugares” -  é o princípio de conectividade generalizada ou seja, o acesso é livre em quaisquer lugares.
A terceira é a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais: É válido modificar o que já foi criado. Por reconfiguração compreendemos a ideia de remediação, mas também a de modificação das estruturas sociais, das instituições e das práticas comunicacionais.

5- Qual a relação entre a remixagem e a cultura?
A remixagem adquiriu aspectos planetários desde o começo de século XXI. Nossa cultura não é uma cultura da simples apropriação ou empréstimo, da produção, do produto ou da audiência, mas uma cultura da participação, e essa participação se dá pelo uso e livre circulação de obras.

6- Fale sobre a arte eletrônica.
A arte eletrônica é uma forma de fazer artístico cuja expressão de uma lógica recombinante abusa de processos abertos, coletivos, inacabados.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ciber-cultura-remix (Resumo)

Enquanto visitava os blogs dos colegas, vi um resumo muito bom do texto que trabalhanos na última aula, de André Lemos, feito pelo João Paulo. Espero sinceramente que ele não se importe de eu postar aqui.




LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. Texto eletrônico — sem referências.

Cibercultura é a relação existente entre as tecnologias informacionais de comunicação e informação e a cultura, sendo caracterizada por três leis fundadoras: a liberação do polo da emissão (tudo que está na internet é livre aos usuários); o princípio de conexão em rede (o acesso à internet é facilitado e pode ser encontrado em qualquer local por qualquer pessoa); e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais (é aceitável modificar o que já foi criado por outro).

Com a cibercultura, os elementos básicos da mídia (autora, original e obra) deixam de existir, dando lugar apenas a processos abertos, coletivos e livres. Assim, o copyright (termo que designa à defensoria de direitos autorais), que surgiu com o capitalismo e com a imprensa no século XVIII, e preserva e cobra pelos direitos autorais dos criadores de mídias, acaba sendo pressionado à extinção. Abra-se espaço para o copyleft, ou seja, qualquer criação passa a ser de domínio público.

Essas características também são a base da ciber-cultura-remix. Entende-se que remixagem é um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens e cortes de informações a partir das tecnologias digitais. São as possibilidades de apropriação, desvio e criação livre. A remixagem permite uma cultura de participação, ou seja, o livre acesso às mídias.

Por fim, a cibercultura deu início á arte eletrônica, uma forma de fazer artístico cuja expressão abusa de processos abertos, coletivos, inacabados. Compor uma música, escrever uma poesia, gravar um som, para tudo há a possibilidade de criação por meio de um computador ou outro aparelho eletrônico. Há quem seja contra esses fundamentos da atual cibercultura, mas, aparentemente, este caminho é irreversível.

Fonte: http://atecnolinguagem.blogspot.com.br/2012/03/aula-04-ciber-cultura-remix-resumo.html

sexta-feira, 2 de março de 2012

Resumo da entrevista com Mário A. Perini




PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevistas com Mário A. Perini. ReVEL. Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]


O que é língua?
É uma habilidade abstrata e inata, enraizada na cultura, formada por um sistema complexo e estabelece a relação entre os equemas mentais que formam a compreensão do mundo e um código que os representa de maneira perceptível aos sentidos.

Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?
A língua é uma das maneiras de como se manifesta a linguagem, termo aplicado a todos os sistemas de comunicação. A sociedade só pode funcionar através do uso da linguagem, que proporciona uma relação entre os homens; a língua falada é parte da imagem de um povo e um instrumento poderoso na mão de governantes.

Há vínculos necessários entre língua, pensamento e cultura?
Sim. Além da língua ser um instrumento de comunicação, é um instrumento de pensamento - o conhecimento e o uso da língua são também formas de pensamento. Já os vínculos entre língua e cultura exitem porque a cultura inclui manifestações de base linguística.

A linguagem tem sujeito?
"Sujeito" é uma palavra com muitos significados e não há resposta precisa para a esta pergunta.

O que é linguística?
É o estudo dos códigos usados pelas pessoas para se comunicarem e da capacidade inata que nos permite levar a efeito essa atividade.

A linguística é ciência?
A linguística pode ser considerada uma ciência empírica, empenhada em descrever um aspecto do universo e em construir teorias que expliquem os fenômenos descritos.

Para que serve a linguística?
Serve para aumentar nosso conhecimento e nossa compreensão de alguns aspectos do mundo.

A linguística teria algum compromisso necessário com a educação?
A linguística, como ciência, não tem compromisso com a educação. Os linguistas devem ter esse compromisso, pois as principais aplicações da linguística se voltam para as questões educacionais.

Como a linguística se insere na pós-modernidade?
As artes que eram consideradas marginais estão se integrando ao mundo, à medida que produzem resultados apreciáveis; por isso, hoje áreas da linguística - psicolinguística, sociolinguística, análise do discurso, pragmática, etc. - são estudadas com mais ênfase do que nos programas de pós-graduações do que nos anos 70.

Quais os desafios da linguística para o século XXI?
O primeiro desafio é valorizar mais o trabalho descritivo frente à elaboração de teorias e modelos de análise, evitar a teorização prematura, sem fundamentação suficiente nos dados. O segundo é que, a linguística, tal como tantas outras disciplinas, deverá se redefinir à medida que o século avança.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Língua Viva

Eis um documentário produzido pela TV Unesp, onde pesquisadores acompanham os usos da linguagem feitos por uma família. É um vídeo essencial para quem deseja aprofundar o conhecimento sobre linguagem e tecnologia.




A partir do cotidiano de uma família brasileira de classe média, o documentário "Língua Viva" mostra as variações do uso da Língua Portuguesa, principalmente por meio do contato com as novas tecnologias (Internet, celular, redes sociais) e suas influências na oralidade e na escrita. Os temas abordados no dia a dia familiar são aprofundados com depoimentos de especialistas da área da linguística. Entre os assuntos discutidos, destacam-se as variações no uso da língua entre as gerações e nas diversas situações de comunicação, uso de gírias e estrangeirismos e abreviações da escrita, sem esquecer o papel da escola nesse contexto. Assista, divirta-se e aprenda com as experiências da família Souza no "Língua Viva".

O que é língua?




Segundo Mário A. Perini,  língua é "um sistema programado em nosso cérebro que, essencialmente, estabelece uma relação entre os equemas mentais que formam nossa compreensão do mundo e um código que os representa de maneira perceptível aos sentidos ... assim, uma das realizações históricas da capacidade humana para a linguagem".

A língua é um sistema é extremamente complexo, abstrato e inato que usamos desde o nascimento para a comunicação e é enraizada na cultura que serve. A fala é a concretização da língua, pode ser oral ou escrita, sendo que nesta última não há inatismo, apenas tecnologia - ninguém aprende a escrever (ou ler) espontaneamente.


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nossa primeira aula!



Na primeira aula o nosso professor apresentou a disciplina, explicou os objetivos e falou um pouco sobre o plano de ensino.
É difícil acreditar que já estamos no último ano. Que felicidade! rs

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Estreia!

Heyo!
E nasce um blog!

O Linguagem Conectada é um blog criado para as aulas de Linguagem & Tecnologia do 5º período de Letras, da Universidade de Sorocaba - Uniso.
As aulas deste componente, ministradas pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes, são semi-presenciais e este blog é uma das atividades propostas. Serão postados resumos das aulas e  assuntos referentes ao tema linguagem e tecnologia.



Vídeo de boas-vindas exclusivo aos alunos da Uniso. Uma breve explicação sobre a EaD - Educação a Distância.