Resumo do texto "Hipertexto: definição, tipologia e características" adaptado do livro "Trabalhando com Hipertexto no Cotidiano Escolar" de Luiz Fernando Gomes.
Hipertexto é um texto exclusivamente virtual que possui como elemento central a presença de links. Ele se atualiza ou se realiza quando clicado, isto é, quando percorrido pela seleção dos links e permite que o leitor acesse outros links e alcance outros textos, pressupõe certa autonomia de escolha.
Os hipertextos podem ser abertos (seus links apontam para documentos distribuídos em servidores distintos) ou fechados (todo o conteúdo se encontra numa única unidade de armazenamento e não pode ser alterado); quanto à sua estrutura e flexibilidade de navegação, os hipertextos podem ser classicados em quatro tipos:
Sequencial ou linear: é o que mais se aproxima dos textos impressos, pode ser bidirecional;
Hierárquico: há uma entrada principal para o documento e, através dela, o leitor tm acesso a vários arquivos num mesmo nível hierárquico;
Reticulado: permite maios liberdade de acesso, porém não integra todos os documentos;
Em rede: é descentralizado e não é hierárquico, neste modelo todos os documentos podem ser acessados a partir de qualquer ponto.
O que difere o hipertexto do texto digital é centralidade dos links. A produção de hipertextos envolve não apenas a produção de vários textos, claro, mas também uma proposta de caminhos de leitura, conforme o modelo escolhido pelo autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário