-

-

sexta-feira, 30 de março de 2012

Mais questões sobre ciber-cultura-remix

7 - O que é podcast?
Podcast é o sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros que surgiu no final de 2004. O nome é um neologismo dos termos "iPod" (tocador de MP3 da Apple) e "broadcasting" (transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala). Estima-se que há mais 6 milhões de usuários do sistema no mundo.

8 - O podcast representa o fim do rádio? Que outras mídias prenunciaram o "fim" de suas antecessoras?
Não, o podcast não representa o fim do rádio como meio de comunicação ou em seus formatos AM e FM.  O podcast só vem a somar aos diversos formatos de broadcasting. O que estamos vendo é uma reconfiguração midiática em que ambos os formatos permanecem e têm seus nichos de usuários assegurados. O dvd prenunciou o fim do vídeocassete, o MP3 prenunciou o fim do walkman, entre outros.

9 - O que é blogosfera? O que são blogs e quais os tipos que existem?
Blogosfera é o conjunto de blogs ao redor do mundo que dobra de tamanho a cada seis meses.
Blogs são formas de publicação onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e começar a emitir, seja seu diários pessoal, informações jornalísticas, emissões de áudio (audioblogs) ou vídeos (vlogs) e fotos (fotolog), etc., que sejam de caráter amador, jornalístico, humorista, literário.

10 - O que P2P? Como ele funciona? Cite exemplos.
O P2P (peer-to-peer) é um sistema de compartilhamento que possibilita a troca de arquivos de diversos formatos ao redor do mundo, revelando redes de sociabilidade que colocam em evidência a "ciber-cultura-remix". Um usuário do P2P, do programa Ares por exemplo, obtém arquivos armazenados no computador de outro usuário, ou seja, todos os usuários são fornecedores de informações, o que gera problemas de copyright.

11 - Qual é a vantagem do freenet?
Esse sistema criado por Ian Clarke usa tecnologias que tornam impossível, para governos ou para as grandes corporações, restringirem o fluxo de informação digital.

12 - Quais as origens dos softwares do código aberto?
A adoção de softwares livres aconteceu com o questionamento do monopólio de firmas produtoras de softwares, o que permitiu o surgimento desses softwares livres foi a invenção de uma licença de utilização do código fonte em 1989.

13 - O que é GPL? O que é GNU?
No ano de 1989, Richard Stallman cria a GPL (General Public License) e a "Free Software Foundation" e escreve o primeiro projeto de software livre, o GNU (acrônimo de "GNU is not Unix"). A criação foi motivada pela proibição da AT&T de utilização livre do sistema Unix. GPL não permite a apropriação privada dos trabalhos coletivos realizados, dando a todos a possibilidade de transformar e livremente distribuir as modificações.

14 - Por que o SL é um bom exemplo de cibercultura-remix?
Porque o SL potencializa as três leis fundadoras: liberação da emissão (qualquer um pode trabalhar em códigos e programas), princípio de conexão (trabalho e a cooperação são planetários, realizados através de redes telemáticas), e reconfiguração da indústria dos softwares proprietários como a resposta de flexibilização (abertura de códigos de alguns programas, como o Office, por exemplo) por parte da mais importante indústria de softwares do mundo, a Microsoft.

15 - Acesse o site mencionado na nota de rodapé nº 16 e poste em seu blog um comentário sobre o site.
O artigo do site BBC News ressalta a importância da "citizen media" (mídia cidadã) na contribuição de informação através da internet; cada pessoa pode publicar crônicas, artigos, fotos, vídeos ou podcasts sobre acontecimentos que testemunharam de sua própria perspectiva e outras pessoas podem ver estas publicações. O Ourmedia, criado por JD Lasica, é um lugar onde é possível fazer estas publicações sem custo algum para quem publica ou para quem lê, encoraja seus usuários a publicar suas criações e mostra que a criatividade e entretenimento não precisam vir apenas de Hollywood ou grandes mídias, todos têm talento inato. É através deste tipo de mídia que podemos ter acesso a acontecimentos que não tínhamos antes, Tsunamis por exemplo, com relatos de testemunhas, vídeos de celulares, etc. A intenção do Ourmedia não é tomar o lugar de grandes mídias, mas transformar e evoluir as mídias tradicionais, abrir as portas para que eles não nos ensinem, mas conversem conosco.

16 - Quais são os três argumentos de Manovich para o Remix como nova mídia?
O "processo de 're-mixagem' começa com o pós-modernismo, ganha contornos planetários com a glibalização e atinge seu apogeu com as novas mídias", ou seja, a remixagem de conteúdos culturais prévios, a mistura e reconfiguração de culturais nacionais em estilo global e a remixagem que aparece com as novas mídias.

17 - Acesse o site oficial de Manovich, coloque o link dele no seu blog e poste um comentário em seu blog sobre qualquer tema do site do Manovich.
Site oficial de Manovich: http://manovich.net/
Artigo: The Shape of Information - Lev Manovich
Em seu artigo "A Forma da Informação", MANOVICH (2005), questiona as possíveis formas que a informação pode ter, considerando que a própria palavra "informação" contém em si a palavra "forma"; Os principais questionamentos de Manovich são: Qual é a "forma da informação"? Quais são as formas contidas na informação? A chegada da sociedade da informação veio acompanhada de novas vocabulários, de formas, nova estética e novas iconologias? Para responder a estas perguntas, o autor escolhe o termo "info-estética" - projeto que verifica a cultura contemporânea para detectar estéticas emergentes e formas culturias específicas de uma sociedade da informção global. A informação muda com o passar do tempo e com o avanço da sociedade, com a globalização e toma novas formas com a tecnologia que prevalece na cultura, ou seja, sempre surgirão novas formas de informação: podemos dizer que as algumas formas dominantes no momento são os tablets, GPS, arquivos de áudio e vídeo compartilhados, espaço virtual 3D e entre outras. Não é segredo que utilizamos essas formas de informação na escola, no trabalho, em casa, em projetos, em quase todos os aspectos da vida, somos a "sociedade da informação".

18 - O que é copyleft?
O copyleft é um hacking do copyright, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir falhas sociais no direito autorial padrão.

19 - Traduza a citação final do texto e comente-a.
"Nada é sagrado... Tudo é 'domínio público'. Baixe, remixe, edite, sequencie e junte isto no seu banco de memória... a informação move através de nós coma velocidade do pensamento, e basicamente qualquer tentativa de controlá-lo sempre sairá pela culatra" (DJ Spook, apud Murphire e Potts, 2003, p. 70)
A citação acima confirma que é impossível monopolizar a informação, mesmo que as pessoas tentem, não conseguirão; ao contrário disso, se tudo fosse realmente de domínio público, poderíamos reciclar e reutilizar, criando coisas novas baseadas no velho, com remixes, edições e tudo o que mundo digital nos proporciona.

Já viram o Twitter do Manovich?
https://twitter.com/manovich ou @manovich

sexta-feira, 16 de março de 2012

Remix!

Enfim, meu remix ficou pronto!
É básico, não tem efeitos, apenas uma montagem de fotos e música, mas mesmo assim demorei um tempão para conseguir fazer. Pesquisa daqui, como faz dali, baixa de cá, envia pra lá, um sufoco! Descobri que tenho uma conta no youtube que não conhecia. Nada como o nosso querido Google para ajudar a utilizar tecnologias.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JNMx5ITHyFQ&context=C4bc73e6ADvjVQa1PpcFMv2NdfqWmHf3cdqncOWl18_P1NIWVvFlE

A música é "The Monologue Song" apresentada pela cantora Taylor Swift no programa Saturday Night Live (eis um link do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=uOtCZwXKUc4).
As fotos eu tirei do Google imagens, colocando palavras chaves (ex: werewolf, Joe Jonas, sparkly dresses, etc).

Então é só, demorou mas chegou!
Inté mais.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Questões sobre ciber-cultura-remix

1- O que é cibercultura e quais suas características?
São as relações entre as tecnologias informacionais de comunicação, informação e cultura, emergentes a partir da convergência informática/telecomunicações na década de 1970. Trata-se de uma relação entre as tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea. É caracterizada pela criação e/ou recriação cultural em tecnologia avançada.

2- O que é remixagem?
É um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens e cut-up de informação a partir das tecnologias digitais. São as possibilidades de apropriação, desvio e criação livre a partir de outros formatos, modalidades ou tecnologias, potencializados pelas características das ferramentas digitais e pela dinâmica da sociedade contemporânea.

3- Qual é a origem do copyright e qual sua finalidade?
Surgiu com o capitalismo e a imprensa no século XVIII; tem a finalidade de preservar e cobrar pelos direitos autorais dos autores de mídias, usado para controlar bem tangíveis e intangíveis em que o autor cede o seu direito aos editores em troca de pagamento de royalties.

4- Quais são as 3 leis da estrutura midiática da internet? Explique-as.
A primeira lei é a liberação do polo da emissão: as diversas manifestações socioculturais contemporâneas mostram que o que está em jogo com o excesso e a circulação virótica de informação nada mais é do que a emergência de vozes e discursos, anteriormente reprimidos pela edição da informação pelos mass media (tem de tudo e pode tudo na internet).
A segunda lei é o princípio de conexão em rede:  é a lei do “tudo em rede”, “a rede está em todos os lugares” -  é o princípio de conectividade generalizada ou seja, o acesso é livre em quaisquer lugares.
A terceira é a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais: É válido modificar o que já foi criado. Por reconfiguração compreendemos a ideia de remediação, mas também a de modificação das estruturas sociais, das instituições e das práticas comunicacionais.

5- Qual a relação entre a remixagem e a cultura?
A remixagem adquiriu aspectos planetários desde o começo de século XXI. Nossa cultura não é uma cultura da simples apropriação ou empréstimo, da produção, do produto ou da audiência, mas uma cultura da participação, e essa participação se dá pelo uso e livre circulação de obras.

6- Fale sobre a arte eletrônica.
A arte eletrônica é uma forma de fazer artístico cuja expressão de uma lógica recombinante abusa de processos abertos, coletivos, inacabados.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ciber-cultura-remix (Resumo)

Enquanto visitava os blogs dos colegas, vi um resumo muito bom do texto que trabalhanos na última aula, de André Lemos, feito pelo João Paulo. Espero sinceramente que ele não se importe de eu postar aqui.




LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. Texto eletrônico — sem referências.

Cibercultura é a relação existente entre as tecnologias informacionais de comunicação e informação e a cultura, sendo caracterizada por três leis fundadoras: a liberação do polo da emissão (tudo que está na internet é livre aos usuários); o princípio de conexão em rede (o acesso à internet é facilitado e pode ser encontrado em qualquer local por qualquer pessoa); e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais (é aceitável modificar o que já foi criado por outro).

Com a cibercultura, os elementos básicos da mídia (autora, original e obra) deixam de existir, dando lugar apenas a processos abertos, coletivos e livres. Assim, o copyright (termo que designa à defensoria de direitos autorais), que surgiu com o capitalismo e com a imprensa no século XVIII, e preserva e cobra pelos direitos autorais dos criadores de mídias, acaba sendo pressionado à extinção. Abra-se espaço para o copyleft, ou seja, qualquer criação passa a ser de domínio público.

Essas características também são a base da ciber-cultura-remix. Entende-se que remixagem é um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens e cortes de informações a partir das tecnologias digitais. São as possibilidades de apropriação, desvio e criação livre. A remixagem permite uma cultura de participação, ou seja, o livre acesso às mídias.

Por fim, a cibercultura deu início á arte eletrônica, uma forma de fazer artístico cuja expressão abusa de processos abertos, coletivos, inacabados. Compor uma música, escrever uma poesia, gravar um som, para tudo há a possibilidade de criação por meio de um computador ou outro aparelho eletrônico. Há quem seja contra esses fundamentos da atual cibercultura, mas, aparentemente, este caminho é irreversível.

Fonte: http://atecnolinguagem.blogspot.com.br/2012/03/aula-04-ciber-cultura-remix-resumo.html

sexta-feira, 2 de março de 2012

Resumo da entrevista com Mário A. Perini




PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevistas com Mário A. Perini. ReVEL. Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]


O que é língua?
É uma habilidade abstrata e inata, enraizada na cultura, formada por um sistema complexo e estabelece a relação entre os equemas mentais que formam a compreensão do mundo e um código que os representa de maneira perceptível aos sentidos.

Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?
A língua é uma das maneiras de como se manifesta a linguagem, termo aplicado a todos os sistemas de comunicação. A sociedade só pode funcionar através do uso da linguagem, que proporciona uma relação entre os homens; a língua falada é parte da imagem de um povo e um instrumento poderoso na mão de governantes.

Há vínculos necessários entre língua, pensamento e cultura?
Sim. Além da língua ser um instrumento de comunicação, é um instrumento de pensamento - o conhecimento e o uso da língua são também formas de pensamento. Já os vínculos entre língua e cultura exitem porque a cultura inclui manifestações de base linguística.

A linguagem tem sujeito?
"Sujeito" é uma palavra com muitos significados e não há resposta precisa para a esta pergunta.

O que é linguística?
É o estudo dos códigos usados pelas pessoas para se comunicarem e da capacidade inata que nos permite levar a efeito essa atividade.

A linguística é ciência?
A linguística pode ser considerada uma ciência empírica, empenhada em descrever um aspecto do universo e em construir teorias que expliquem os fenômenos descritos.

Para que serve a linguística?
Serve para aumentar nosso conhecimento e nossa compreensão de alguns aspectos do mundo.

A linguística teria algum compromisso necessário com a educação?
A linguística, como ciência, não tem compromisso com a educação. Os linguistas devem ter esse compromisso, pois as principais aplicações da linguística se voltam para as questões educacionais.

Como a linguística se insere na pós-modernidade?
As artes que eram consideradas marginais estão se integrando ao mundo, à medida que produzem resultados apreciáveis; por isso, hoje áreas da linguística - psicolinguística, sociolinguística, análise do discurso, pragmática, etc. - são estudadas com mais ênfase do que nos programas de pós-graduações do que nos anos 70.

Quais os desafios da linguística para o século XXI?
O primeiro desafio é valorizar mais o trabalho descritivo frente à elaboração de teorias e modelos de análise, evitar a teorização prematura, sem fundamentação suficiente nos dados. O segundo é que, a linguística, tal como tantas outras disciplinas, deverá se redefinir à medida que o século avança.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Língua Viva

Eis um documentário produzido pela TV Unesp, onde pesquisadores acompanham os usos da linguagem feitos por uma família. É um vídeo essencial para quem deseja aprofundar o conhecimento sobre linguagem e tecnologia.




A partir do cotidiano de uma família brasileira de classe média, o documentário "Língua Viva" mostra as variações do uso da Língua Portuguesa, principalmente por meio do contato com as novas tecnologias (Internet, celular, redes sociais) e suas influências na oralidade e na escrita. Os temas abordados no dia a dia familiar são aprofundados com depoimentos de especialistas da área da linguística. Entre os assuntos discutidos, destacam-se as variações no uso da língua entre as gerações e nas diversas situações de comunicação, uso de gírias e estrangeirismos e abreviações da escrita, sem esquecer o papel da escola nesse contexto. Assista, divirta-se e aprenda com as experiências da família Souza no "Língua Viva".

O que é língua?




Segundo Mário A. Perini,  língua é "um sistema programado em nosso cérebro que, essencialmente, estabelece uma relação entre os equemas mentais que formam nossa compreensão do mundo e um código que os representa de maneira perceptível aos sentidos ... assim, uma das realizações históricas da capacidade humana para a linguagem".

A língua é um sistema é extremamente complexo, abstrato e inato que usamos desde o nascimento para a comunicação e é enraizada na cultura que serve. A fala é a concretização da língua, pode ser oral ou escrita, sendo que nesta última não há inatismo, apenas tecnologia - ninguém aprende a escrever (ou ler) espontaneamente.