Enquanto visitava os blogs dos colegas, vi um resumo muito bom do texto que trabalhanos na última aula, de André Lemos, feito pelo João Paulo. Espero sinceramente que ele não se importe de eu postar aqui.
LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. Texto eletrônico — sem referências.
Cibercultura é a relação existente entre as tecnologias informacionais de comunicação e informação e a cultura, sendo caracterizada por três leis fundadoras: a liberação do polo da emissão (tudo que está na internet é livre aos usuários); o princípio de conexão em rede (o acesso à internet é facilitado e pode ser encontrado em qualquer local por qualquer pessoa); e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais (é aceitável modificar o que já foi criado por outro).
Com a cibercultura, os elementos básicos da mídia (autora, original e obra) deixam de existir, dando lugar apenas a processos abertos, coletivos e livres. Assim, o copyright (termo que designa à defensoria de direitos autorais), que surgiu com o capitalismo e com a imprensa no século XVIII, e preserva e cobra pelos direitos autorais dos criadores de mídias, acaba sendo pressionado à extinção. Abra-se espaço para o copyleft, ou seja, qualquer criação passa a ser de domínio público.
Essas características também são a base da ciber-cultura-remix. Entende-se que remixagem é um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens e cortes de informações a partir das tecnologias digitais. São as possibilidades de apropriação, desvio e criação livre. A remixagem permite uma cultura de participação, ou seja, o livre acesso às mídias.
Por fim, a cibercultura deu início á arte eletrônica, uma forma de fazer artístico cuja expressão abusa de processos abertos, coletivos, inacabados. Compor uma música, escrever uma poesia, gravar um som, para tudo há a possibilidade de criação por meio de um computador ou outro aparelho eletrônico. Há quem seja contra esses fundamentos da atual cibercultura, mas, aparentemente, este caminho é irreversível.
Fonte: http://atecnolinguagem.blogspot.com.br/2012/03/aula-04-ciber-cultura-remix-resumo.html
Fonte: http://atecnolinguagem.blogspot.com.br/2012/03/aula-04-ciber-cultura-remix-resumo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário