-

-

sexta-feira, 30 de março de 2012

Mais questões sobre ciber-cultura-remix

7 - O que é podcast?
Podcast é o sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros que surgiu no final de 2004. O nome é um neologismo dos termos "iPod" (tocador de MP3 da Apple) e "broadcasting" (transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala). Estima-se que há mais 6 milhões de usuários do sistema no mundo.

8 - O podcast representa o fim do rádio? Que outras mídias prenunciaram o "fim" de suas antecessoras?
Não, o podcast não representa o fim do rádio como meio de comunicação ou em seus formatos AM e FM.  O podcast só vem a somar aos diversos formatos de broadcasting. O que estamos vendo é uma reconfiguração midiática em que ambos os formatos permanecem e têm seus nichos de usuários assegurados. O dvd prenunciou o fim do vídeocassete, o MP3 prenunciou o fim do walkman, entre outros.

9 - O que é blogosfera? O que são blogs e quais os tipos que existem?
Blogosfera é o conjunto de blogs ao redor do mundo que dobra de tamanho a cada seis meses.
Blogs são formas de publicação onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e começar a emitir, seja seu diários pessoal, informações jornalísticas, emissões de áudio (audioblogs) ou vídeos (vlogs) e fotos (fotolog), etc., que sejam de caráter amador, jornalístico, humorista, literário.

10 - O que P2P? Como ele funciona? Cite exemplos.
O P2P (peer-to-peer) é um sistema de compartilhamento que possibilita a troca de arquivos de diversos formatos ao redor do mundo, revelando redes de sociabilidade que colocam em evidência a "ciber-cultura-remix". Um usuário do P2P, do programa Ares por exemplo, obtém arquivos armazenados no computador de outro usuário, ou seja, todos os usuários são fornecedores de informações, o que gera problemas de copyright.

11 - Qual é a vantagem do freenet?
Esse sistema criado por Ian Clarke usa tecnologias que tornam impossível, para governos ou para as grandes corporações, restringirem o fluxo de informação digital.

12 - Quais as origens dos softwares do código aberto?
A adoção de softwares livres aconteceu com o questionamento do monopólio de firmas produtoras de softwares, o que permitiu o surgimento desses softwares livres foi a invenção de uma licença de utilização do código fonte em 1989.

13 - O que é GPL? O que é GNU?
No ano de 1989, Richard Stallman cria a GPL (General Public License) e a "Free Software Foundation" e escreve o primeiro projeto de software livre, o GNU (acrônimo de "GNU is not Unix"). A criação foi motivada pela proibição da AT&T de utilização livre do sistema Unix. GPL não permite a apropriação privada dos trabalhos coletivos realizados, dando a todos a possibilidade de transformar e livremente distribuir as modificações.

14 - Por que o SL é um bom exemplo de cibercultura-remix?
Porque o SL potencializa as três leis fundadoras: liberação da emissão (qualquer um pode trabalhar em códigos e programas), princípio de conexão (trabalho e a cooperação são planetários, realizados através de redes telemáticas), e reconfiguração da indústria dos softwares proprietários como a resposta de flexibilização (abertura de códigos de alguns programas, como o Office, por exemplo) por parte da mais importante indústria de softwares do mundo, a Microsoft.

15 - Acesse o site mencionado na nota de rodapé nº 16 e poste em seu blog um comentário sobre o site.
O artigo do site BBC News ressalta a importância da "citizen media" (mídia cidadã) na contribuição de informação através da internet; cada pessoa pode publicar crônicas, artigos, fotos, vídeos ou podcasts sobre acontecimentos que testemunharam de sua própria perspectiva e outras pessoas podem ver estas publicações. O Ourmedia, criado por JD Lasica, é um lugar onde é possível fazer estas publicações sem custo algum para quem publica ou para quem lê, encoraja seus usuários a publicar suas criações e mostra que a criatividade e entretenimento não precisam vir apenas de Hollywood ou grandes mídias, todos têm talento inato. É através deste tipo de mídia que podemos ter acesso a acontecimentos que não tínhamos antes, Tsunamis por exemplo, com relatos de testemunhas, vídeos de celulares, etc. A intenção do Ourmedia não é tomar o lugar de grandes mídias, mas transformar e evoluir as mídias tradicionais, abrir as portas para que eles não nos ensinem, mas conversem conosco.

16 - Quais são os três argumentos de Manovich para o Remix como nova mídia?
O "processo de 're-mixagem' começa com o pós-modernismo, ganha contornos planetários com a glibalização e atinge seu apogeu com as novas mídias", ou seja, a remixagem de conteúdos culturais prévios, a mistura e reconfiguração de culturais nacionais em estilo global e a remixagem que aparece com as novas mídias.

17 - Acesse o site oficial de Manovich, coloque o link dele no seu blog e poste um comentário em seu blog sobre qualquer tema do site do Manovich.
Site oficial de Manovich: http://manovich.net/
Artigo: The Shape of Information - Lev Manovich
Em seu artigo "A Forma da Informação", MANOVICH (2005), questiona as possíveis formas que a informação pode ter, considerando que a própria palavra "informação" contém em si a palavra "forma"; Os principais questionamentos de Manovich são: Qual é a "forma da informação"? Quais são as formas contidas na informação? A chegada da sociedade da informação veio acompanhada de novas vocabulários, de formas, nova estética e novas iconologias? Para responder a estas perguntas, o autor escolhe o termo "info-estética" - projeto que verifica a cultura contemporânea para detectar estéticas emergentes e formas culturias específicas de uma sociedade da informção global. A informação muda com o passar do tempo e com o avanço da sociedade, com a globalização e toma novas formas com a tecnologia que prevalece na cultura, ou seja, sempre surgirão novas formas de informação: podemos dizer que as algumas formas dominantes no momento são os tablets, GPS, arquivos de áudio e vídeo compartilhados, espaço virtual 3D e entre outras. Não é segredo que utilizamos essas formas de informação na escola, no trabalho, em casa, em projetos, em quase todos os aspectos da vida, somos a "sociedade da informação".

18 - O que é copyleft?
O copyleft é um hacking do copyright, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir falhas sociais no direito autorial padrão.

19 - Traduza a citação final do texto e comente-a.
"Nada é sagrado... Tudo é 'domínio público'. Baixe, remixe, edite, sequencie e junte isto no seu banco de memória... a informação move através de nós coma velocidade do pensamento, e basicamente qualquer tentativa de controlá-lo sempre sairá pela culatra" (DJ Spook, apud Murphire e Potts, 2003, p. 70)
A citação acima confirma que é impossível monopolizar a informação, mesmo que as pessoas tentem, não conseguirão; ao contrário disso, se tudo fosse realmente de domínio público, poderíamos reciclar e reutilizar, criando coisas novas baseadas no velho, com remixes, edições e tudo o que mundo digital nos proporciona.

Já viram o Twitter do Manovich?
https://twitter.com/manovich ou @manovich

Nenhum comentário:

Postar um comentário